Programação da 1ª Mostra de Video de Guarulhos

Programação de Junho


PROJETO O QUE É CINEMA 

CICLO "DIREÇÃO CINEMATOGRAFICA"



O projeto tem como objetivo além de apresentar um bom filme ao expectador, buscar também uma discussão e entendimento do que é e como funcionam os departamentos de criação responsáveis pela produção de um filme, como por exemplo, roteiro, direção de arte, edição, etc. Este mês o tema será a Direção Cinematográfica. Antes da exibição dos filmes haverá uma introdução sobre o universo da Direção de Cinema. 



Para este ciclo de Junho, serão exibidos os filmes


local: Cineclube Adamastor - Av. Monteiro Lobato, 734 - Macedo - Guarulhos
informações: 2087-4171 - email: cineclube.adamastor@gmail.com
Todas as exibições tem a ENTRADA FRANCA!
Será fornecido declaração de participação para universitários e interessados.
programação sujeita a alterações.

A NOITE AMERICANA de François Truffaut


05 DE JUNHO - SÁBADO ÀS 16h00
Cineclube Adamastor - Av. Monteiro Lobato, 734 - Macedo Guarulhos
Indicação: 12 anos
ENTRADA FRANCA



sinopse:


Um dos filmes que melhor representa as loucuras que se passam em um set de filmagem. Um ator que fica deprimido porque sua noiva sai com um dublê, uma atriz que se entregou às bebidas e não consegue lembrar de suas falas e muitas outras confusões, que o diretor deve fazer de tudo para contornar, até gravarem uma das cenas mais importantes do filme: a que o dia deve ser transformado em noite artificialmente. 

ficha técnica:

  • título original:La nuit americaine
  • gênero:Drama/Comédia
  • duração:111 min
  • ano de lançamento:1973
  • direção: François Truffaut
  • roteiro:François Truffaut
  • atores: François Truffaut, Jacqueline Bisset, Jean-Pierre Léaud, Valentina Cortese.



Trailer:

FALE COM ELA de Pedro Almodovar


12 DE JUNHO - SÁBADO ÀS 16h00
Cineclube Adamastor - Av. Monteiro Lobato, 734 - Macedo Guarulhos
Indicação: 16 anos
ENTRADA FRANCA



sinopse:


Em Madri vive Benigno Martin (Javier Cámara), um enfermeiro cujo apartamento fica diante de uma academia de balé, comandada por Katerina Bilova (Geraldine Chaplin). Ele fica freqüentemente na janela da sua casa, vendo com especial atenção uma das estudantes de Katerina, Alicia Roncero (Leonor Watling), por quem está apaixonado. Benigno chega ao ponto de marcar uma consulta com o pai dela, uma psiquiatra que tem um consultório na própria casa, só para ter uma chance de falar com Alicia, mas agora só consegue lhe dar um susto. Antes, porém, Benigno entrou no quarto dela e olhou o recinto com admiração, tendo roubado um prendedor de cabelos dela. Quando Alicia é ferida em um acidente de carro, que a deixa em um coma, é internada no hospital onde Benigno trabalha. Ele passa a cuidar dela, mas a atenção que dispensa com Alicia é totalmente acima do normal. Além disto Benigno fala com ela o tempo todo, movido por um misto de fé e amor, pois crê que de alguma forma ela possa ouvir. Após quatro anos, o quadro dela está inalterado e a dedicação que Benigno sente por ela também. Marco Zuluaga (Darío Grandinetti), um jornalista, é designado para entrevistar Lydia Gonzalez (Rosario Flores), uma conhecida toureira que teve o nome nos tablóides ao ter um tempestuoso romance com "El Nino de Valência" , um toureiro. Inicialmente ela foi ríspida, mas após ele ter matado uma cobra que estava na casa dela se tornou mais amável. Logo os dois iniciam uma relação, que estava destinada a ser curta, pois Lydia é atingida por um touro e considerada clinicamente morta. Por coincidência ela é internada no mesmo hospital onde está Alicia e logo Benigno e Marco ficam amigos, pois no início Marco nem conseguia tocar em Lydia, mas recebeu de Benigno um simples conselho: fale com ela.


ficha técnica:

  • título original:Hable con Ella
  • gênero:Drama
  • duração:01 hs 56 min
  • ano de lançamento:2002
  • direçãoPedro Almodóvar
  • roteiro:Pedro Almodóvar
atores: Javier Cámara , Darío Grandinetti , Rosario Flores ,Leonor Watling , Geraldine Chaplin




Trailer:

SÃO PAULO SOCIEDADE ANÔNIMA de Luis Sergio Person


19 DE JUNHO - SÁBADO ÀS 16h00
Cineclube Adamastor - Av. Monteiro Lobato, 734 - Macedo Guarulhos
Indicação: 16 anos
ENTRADA FRANCA


sinopse:



São Paulo S/A se passa no momento de euforia desenvolvimentista provocada pela instalação de indústrias automobilísticas estrangeiras no Brasil no final dos anos 50. O filme conta a história de Carlos, que segue a trajetória da maioria dos jovens de certa camada da classe média paulistana. Guiando-se pelas oportunidades imediatas que a sociedade oferece, ingressa numa grande empresa. Logo depois, aceita um cargo numa fábrica de auto-peças, da qual torna-se gerente. A certa altura, encontra-se na pele de um chefe de família, que trabalha muito, ganha bem, mas vive insatisfeito. Sem um projeto pessoal de vida ou perspectivas de se opor à condição que rejeita, só lhe resta fugir. 

ficha técnica:




Abertura do filme:

LARANJA MECÂNICA de Stanley Kubrick


26 DE JUNHO - SÁBADO ÀS 16h00
Cineclube Adamastor - Av. Monteiro Lobato, 734 - Macedo Guarulhos
Indicação:18 anos
ENTRADA FRANCA


sinopse:


No futuro, Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele usado em experimento destinado a refrear os impulsos destrutivos, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.


ficha técnica:

  • título original:A Clockwork Orange
  • gênero:Ficção Científica
  • duração:02 hs 18 min
  • ano de lançamento:1971
  • direçãoStanley Kubrick
  • roteiro:Stanley Kubrick, baseado em livro de Anthony Burgess
  • atores: Malcolm McDowell , Patrick Magee , Michael Bates , Warren Clarke , Adrienne Corri
     



Trailer: